quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Glossário - Feiticeiro, Bruxos e Magos

                       


                         Curandeiro (a)
Em inglês CUNNING Man-Woman. Cunning vem do antigo termo escandinavo cunna ("conhecer") e do inglês antigo Kenning ("sábio"). Esse termo era aplicado aos magos e curandeiros locais das pequenas vilas e cidades inglesas desde o fim da Idade Média. Também eram conhecidos como sábios, feiticeiros, conjuradores, benzedeiros, bruxo do bem, e mais recentemente, hedge witch. Assim como o tradicional  Xamã tribal, esses "bruxos do bem" possuem poderes mágicos de cura, remédios, encantamentos, talismãs e adivinhação.  A maioria era composta por pessoas velhas, que obtinham seu titulo por herança ou por meio de encontros sobrenaturais.






                               Druida
Os druidas formavam a classe sacerdotal, a elite intelectual mais instruída das tribos celtas. Incluíam tanto homens quanto mulheres.
 Na cultura druídica, portanto, a mulher tinha um papel preponderante pois era vista como a imagem da Deusa.
 A  palavra druida é de origem céltica, e segundo o historiador romano Plínio - o velho, ela está relacionada com o carvalho, que na realidade era uma árvore sagrada para eles.
Por isto muito da historia dos Druidas até hoje é um mistério para os historiadores oficiais; sabem que realmente que existiu entre o povo Celta mas que não nasceram nesta civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário